O Galera’s Beach Bar

Fotos

Localizado no Canto do Morcego, na Praia Brava, em Itajaí/SC, é  um dos mais belos recantos existentes no litoral brasileiro. Com ondas perfeitas, água limpa e rodeado por uma natureza exuberante, o Galera’s Beach Bar conta com uma estrutura ecologicamente correta, inspirada na arquitetura indonésia.

História

Como tudo começou…

Na década de 70, Maurício José de Oliveira, o Zizo, e mais três amigos Betão (in memorian), Lui e Alvarenga, movidos por sua paixão pelo surf, começaram a frenquentar o canto norte da Praia Brava, que mais tarde ficou conhecido como “Canto do Morcego”. Ali, usufruíam das ondas perfeitas e natureza privilegiada.

Nesta época, Zizo tinha o sonho de adquirir um terreno na paradisíaca Praia Brava. Sonho este que só pode ser concretizado após o falecimento de seu pai, em 1985. A herança (um carro Toyota) foi o que possibilitou a compra deste lugar à beira-mar.

Um ano depois, movido por sua vontade pessoal e pelo incentivo dos amigos, fundou nas areias da Praia Brava o Galera’s Bar, que era frequentado somente por surfistas e amantes da natureza.

A cada ano que se passava, o número de frequentadores aumentava. Costumava-se desfrutar do “charutinho frito” servido pelo próprio Zizo e que virou uma atração do bar.

O movimento cresceu ainda mais com o início dos famosos “luais” que aconteciam nas areias da Brava. O interesse das pessoas em busca de uma praia preservada, limpa e bem  cuidada ficou cada vez maior. Assim, na década de noventa, o Canto do Morcego começou a ser conhecido nacional e internacionalmente, trazendo um número cada vez maior de frequentadores, entre eles as mais belas mulheres, e turistas de todas as partes.

A nova Era do Galera’s Bar

No ano de 2007 iniciou-se uma nova época. Após acordo feito com os órgãos públicos, o Galera’s Beach Bar recebeu novas e modernas instalações, construídas em seu terreno do outro lado da avenida sem deixar de atender à galera das areias da Brava.

Assim, nascia um novo conceito de atendimento e ambientação. Atualmente, o Galera’s Beach Bar  funciona como apoio nas areias da praia no verão, atende como Day Club, realiza festas diversas e aluga seu espaço para eventos fechados.

Consciência Ecológica

Desde que Zizo e seus amigos começaram a frequentar a Praia Brava, sempre houve a preocupação e o compromisso em manter a praia o mais natural possível. A Brava era um lugar esquecido pelas ONGs e órgãos públicos.

Zizo, seus amigos e funcionários, até os anos 90, foram os únicos responsáveis pela limpeza e preservação do Canto do Morcego, realizando mutirões de limpeza, fazendo manutenções diárias e plantando vegetação ao redor do bar. Desta forma, foi criada uma identidade de consciência ambiental sobre este paraíso, conhecida por todos os frequentadores que gozavam de um espaço único em meio a uma natureza exuberante.

Atitudes para a preservação.

Com a transição do Galera’s das areias para o novo ambiente localizado do outro lado da avenida, a consciência ambiental se desenvolveu mais. Para que a preservação da praia fosse assegurada, houve um acordo com os órgãos públicos responsáveis (Prefeitura Municipal, Ministério Público, FAMAE e Ibama)*, no qual algumas exigências foram feitas  e cumpridas pelo Galera’s Beach Bar, como:

-Estaqueamento de eucalipto auto clavado cercando a restinga em todo o trecho do Canto do Morcego até a lagoa que o separa da Praia dos Amores, num total de 1.600m;

– Construção de três passarelas de acesso a praia;

– 5% do valor da obra para manutenção de áreas de preservação;

– Doação de 20% da área total do terreno à FAMAE destinadas unicamente à preservação;

– Construção e manutenção de 10 banheiros públicos para os usuários do Canto do Morcego;

– Projeto de Recuperação da Área Degradada (PRAD), onde era o antigo Galera’s Bar;

– Replantio e proteção em áreas já degradadas na propriedade com 25.000m2, onde se localiza o Galera’s Beach Bar;

– Estação de tratamento com capacidade para 1.500 pessoas dia/noite;

– Gerenciamento do lixo produzido.

O Galera’s Beach Bar se orgulha em ser pioneiro e um dos grandes responsáveis pelo Canto do Morcego ser um lugar preservado e repleto de natureza. E espera que o desenvolvimento da Praia Brava siga de maneira consciente e ordenada para que este paraíso possa ser usufruído por muitas gerações adiante.

* Este acordo e o cumprimento das exigências foram realizadas em parceria com o Kiwi Bar

Curiosidades

  • Que na época que o Galera’s Bar se instalou muito pouco se falava em Praia Brava, preservação e nem existiam Ongs nesta região?
  • Que muitos tentaram se instalar nas restingas do Canto do Morcego e foram expulsos pelos nativos da Brava?
  • Que a maioria das Ongs instaladas na Praia Brava surgiram somente a partir do ano 2000?
  • E que a maioria de seus integrantes não são nativos desta região e moram na lado sul da Praia Brava, que é cada vez mais degradado?
  • Que me 1985 a prefeitura de Itajaí passou a patrola em toda a restinga do Canto do Morcego eliminando as dunas e restinga que ali existiam?
  • Que o antigo Galera’s Bar era instalado na própria areia da praia, atendendo de pés descalços até 1998?
  • E que quando fazia os Luais o bar era iluminado com lampiões e tochas?
  • Que somente em 1998 com a chegada do Kiwi Bar foi construído tablados de madeira sobre a areia para atender os frequentadores?
  • Que entre 1998 a 2007 não existia luz elétrica no Canto do Morcego e que o bar funcionava com um gerador de energia próprio?
  • Que o jardim em volta do antigo Galera’s Bar era a área mais preservada da praia com árvores, flores, coqueiros e trepadeiras?
  • Que as árvores em volta do antigo Galera’s Bar forneciam sombra para os frequentadores e os carros?
  • E que estas árvores foram cortadas sem nenhum motivo real?
  • Que a praia sempre foi frequentada por surfistas, amigos da natureza e dos animais e jogadores de frescobol?
  • Que a prática do frescobol da região teve início nos anos 1980 com Bicudo (in memoriam), Zizo, Rogério Heusi e mais alguns poucos?
  • Que existem filmes de surf de super8 de 1978 filmados pelo falecido Betão com Zizo e Ricardo Keller nas águas da Brava?
  • Que o Galera’s Beach Bar preservou grande parte parte da restinga para a elaboração do seu novo jardim?
  • Que nos orgulhamos da praia que nós temos, por mérito nosso e que por isso ela é a nossa casa?

Localização